Pesquisar...
TOP
Moda

Moda anos 60 no Brasil e no Mundo- Peças e acessórios

Marilyn Monroe

A moda anos 60 no Brasil e no mundo afora, foi repleta de atitude, com o advento da minissaia, em especial a de couro, muitas cores, listras e uma pitada de ousadia.

Veja algumas fotos e peças que demonstram como eram os looks na época.

E mais a frente, um pouco de história, e alguns grandes nomes do setor na época.

Looks dos anos 60
Botas brancas: um clássico da década de 60 (Foto por: Mason Jones)
Look inspirado nos anos 60
Este também é um look atual, inspirado nos anos 1960 (Foto por: Laura Chouette)
Bonnie e Clyde
Bonnie e Clyde, filme de 1967
Looks dos anos 60
Início dos Anos 60 – “Filme Estrelas Além do Tempo”
Filme dos anos 60
Filme “A Noviça Rebelde”, de 1965

Peças dos anos 60

A cada década, a moda cria ou reinventa tendências, e muitas delas resistem ao tempo e são imortalizadas.

Confira algumas delas:

Estampas: Os padrões de maior sucesso foram as de poá, listras, florais e psicodélicas.

Marilyn Monroe
Marilyn Monroe com a estampa de poá

Tweed: Associado a beleza e sofisticação, esse tecido de lã com tramas ásperas era queridinho da estilista francesa Coco Chanel.

Tecidos anos 60
Amostras de tweed

Mini saia: Criada pela estilista britânica Mary Quant, forma o look sessentinha perfeito – junto com botas de cano alto.

Look anos 60
Modelos e as mini saias que eram moda anos 60

Lenços: Preferencialmente confeccionados em seda, possuíam várias formas de uso, como na cabeça (tipo tiara ou envolvendo todo o cabelo) e pescoço, em um elegante nó lateral.

Vestidos: Os modelos mais comuns que marcaram a moda dos anos 60 foram o tubinho e o trapézio.

Conjuntinhos: Formados por saia, blusa e casaquinho.

Saia, blusa e casaquinho
Conjuntinhos clássicos dos anos 60

Biquínis: O traje para os banhos de mar geralmente eram compostos por calcinhas hot pants (que voltaram forte há algumas temporadas) e top “tomara que caia”.

Modelos 60 de biquíni
Modelo da direita usando biquíni da década

Influências da moda anos 60

Falando de influência, vários nomes se destacaram na moda dos anos 1960.

Courrèges e Yves Saint Laurent

Quanto aos criadores, os que estavam nas cabeças eram os de André Courrèges e Yves Saint Laurent – ambos responsáveis pelo sucesso dos vestidos tubinho.

Courréges realizou um desfile que sintetiza a moda anos 60 vigente:

Inspirado pela corrida espacial (disputa pela exploração espacial iniciada na segunda metade do século XX, entre a União Soviética e os Estado Unidos), seus modelos de roupa tinham corte reto, uso de minissaias e botas brancas.

Saint Laurent combinava em sua marca valores como praticidade e requinte.

Smoking feminino

Ele foi o criador do smoking feminino, idéia antes inconcebível.

Em 1966, o estilista populariza o estilo Prêt-à-porter – pronto para usar, as peças eram feitas aos montes, porém sem deixar cair a qualidade e com preços justos.

O desejo de ser uma estrela de cinema ou super modelo existe desde os anos dourados de Hollywood, nos idos da década de 1920.

Se hoje seguimos modelos e atrizes para saber os hits fashion do momento, naquela época a diferença era que não tínhamos o digital para facilitar a comunicação.

Nos anos 1960, as garotas antenadas e descoladas seguiam os passos da modelo Twiggy, que em seu estilo usava um corte curtíssimo, tipo “Joãozinho”, com corpo sem curvas, o inesquecível delineado gatinho e claro, os famosos cílios alongados, como os de uma boneca.

Na Europa, o estilo jovial das atrizes Brigitte Bardot e Catherine Deneuve fez com que ambas caíssem nas graças dos designers, lhes dando o status de musas inspiradoras.

Na América, uma das influências vinha da atriz Mia Farrow, que também usava seus cabelos curtos, além de difundir a gola Peter Pan – de formato arredondado, podendo ou não ser costurado na peça.

A primeira dama Jacqueline Kennedy também foi bastante copiada na época: seu estilo era composto por ternos perfeitamente cortados – principalmente as saias -, chapéus pillbox (formato de caixa pequena), e os imortais óculos de sol gigantes.

Moda dos anos 60 no Brasil

Nosso país não ia muito bem, economicamente falando, no começo da década.

Modelos de vestidos anos 60
Rhodia Vestido de Alceu Pena, com estampa de Lula Cardoso Ayres. Vestido com estampa de Manezinho Araújo, fabricado por Jardim Style. Fonte: Fashion bubbles

Atravessávamos um período de inflação, gerado pelo desenvolvimento acelerado – em um modo geral, englobando aeras como Comunicação -, que foi bancado pela emissão de dinheiro em enormes quantidades e a solicitação de empréstimos externos.

Esse e outros fatos levaram os militares a darem o Golpe em 1964.

Os criativos do momento, cansados de ter como base de pesquisa a cultura norte americana e européia em suas criações, começam a desenvolver a identidade nacional na moda anos 60 no Brasil.

Foi como olhar para o próprio terraço, e notar as belezas que sempre existiram. Assim sendo, a brasilidade nessa área refletiu-se em estampas simples, como a do café.

Desse elemento, por exemplo, se extrai também a paleta de cores, que ia dos tons vermelho-escuro, verde-vegetal até o marrom.

Algumas outras estampas foram de moendas, cestos e peneiras. Alguns de seus autores foram:

  • Darcy Penteado;
  • Milton da Costa;
  • Mariana Bonomi. entre outros.

A modelagem foi assinada por Dener Jacques Hein; chapéus por Madame Bonita e jóias Burle Marx.

O cenário para esse desfile não poderia ser melhor para se fazer notar na moda internacional: as ruas de Paris.

Os modelos, claro, eram brasileiros. Na volta para casa, o show se estendeu de Brasília a Manaus. Que baita estréia, Brasil!

Um pouco de história

Durante o século XX, a moda sofreu grandes transformações. E a moda anos 60 também foi afetada, assim como a moda anos 80.

Calça dos anos 60
O modelo marcou os anos 60, mas está em alta hoje em dia

Uma delas se refere ao poder de compra. Antes artigo de luxo, de acesso exclusivo das grandes fortunas, a moda era agora (graças a mecanização da indústria e produção em larga escala) aberta aos nem tão afortunados – que teriam oportunidade de consumir produtos de qualidade.

A mecanização da produção têxtil se dá no período entre as guerras mundiais – de julho de 1914 a novembro de 1918 (Primeira Guerra) e de setembro de 1939 a setembro de 1945 (Segunda Guerra).

Enquanto isso, o mercado de vestuário estava preparado para a fabricação de peças em grandes quantidades a preços totalmente acessíveis.

Outro ponto importante para se compreender a moda dos anos 60 é a Revolução Sexual no ocidente, com a criação da pílula anticoncepcional e o crescente apoio a prática do amor livre – sem ser necessário estar em um relacionamento sério para conhecer o sexo.

O sentimento entre as moças, jovens e mulheres é de força, independência e poder.

Há uma quebra dos padrões vigentes, que se reflete na moda.

Dentro desse contexto, o legal era ser rebelde (mesmo que de forma inocente), com os jovens rapazes vestindo-se como seus ídolos James Dean ou Marlon Brando:

  • Jaquetas de couro;
  • Botas;
  • Jeans;
  • Camiseta.

Já as garotas adoravam as calças cigarette, de modelagem justa – dos quadris aos tornozelos.

Assim, a moda anos 60 acaba por refletir comportamentos e atitudes, deixando de ser um monótono código de vestimenta.

As mulheres mostravam um pouco mais de seus corpos, os homens falavam de motocicletas e claro, o melhor jeito de conquistar o sexo oposto.

«

»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *