A tatuagem feminina pode aflorar sua sensualidade, ou simplesmente marcar uma frase ou momento de extrema importância na vida daquela mulher.
Veja primeiro uma série de fotos de mulheres tatuadas, e em seguida, saiba quais são as mais feitas, os variados tipos, os cuidados que você deve ter, e um pouquinho de sua história.
Veja também os significados das tatuagens mais escolhidas.
Fotos de mulheres tatuadas
Veja algumas fotos de belas tatuagens femininas.
Frases
Esta é uma frase em francês “Je est un autre”, e significa “Eu sou um outro” em português. Sua inspiração é de um livro de Rimbaud.
Braços
Antebraço
Leão
Corpo inteiro
Tatuagens femininas significados mais escolhidos
A tatuagem é um dos adereços mais escolhidos para demonstrar pontos de nossa personalidade.
Mesmo que envelheça e venha a mudar de opinião, aquela imagem marcada para enfeitar a pele ainda vai ter um significado em sua vida.
Esse pode ser um dos fatores para que existam tantos estilos diferentes desta técnica – afinal, a arte é também um reflexo das sociedades.
Algumas das últimas tendências em tatuagens femininas são aquarela, fine line (linhas finas), geométrico etc; o que parece é que as mulheres procuram imagens que tenham traços firmes, delicados e de alta qualidade.
Animais
Seja o pet ou algum bicho que admire na natureza, as tatuagens de animais sempre estão presentes nas buscas por imagens de tattoos femininas. E não podemos esquecer os significados que cada um deles tem, como:
- Borboleta: Associada à renovação, transformação;
- Pássaros: Um dos seres mais mágicos do planeta, na tatuagem os pássaros significam a liberdade, ou beleza da alma;
- Coruja: Sabedoria, inteligência.
Misticismo, fé e religião
Outro tema bastante recorrente entre as tatuagens femininas é o da fé. Neste grupo, alguns ícones se destacam:
- Filtro dos Sonhos: A teia presente no filtro absorve as energias ruins que possam estar próximas e jogam fora – geralmente feita nas costas ou panturrilha;
- Mão de Fátima: Também conhecido como Hamsa, é um símbolo de proteção;
- Deuses, entidades e santos: A depender de cada crença, muitos fiéis tatuam seus representantes.
A tatoo feminina pode ter os mais profundos significados.
Outros símbolos
Outros temas muito escolhidos por mulheres na hora de se tatuar são:
- A âncora (representando firmeza e esperança);
- A coroa real (que quer dizer poder e liderança);
- Frases (de livros, filmes e séries) ou de cunho político (feminismo, LGBTQI+, movimentos revolucionários).
Qual parte do corpo tatuar?
Certamente essa é uma das primeiras perguntas que nos fazemos ao decidir ter uma tattoo. É bom pensar em algumas questões, como:
- Campo de atuação profissional – Infelizmente ainda há essa preocupação, principalmente em áreas da saúde, jurídico e forças armadas. Então, se você acha que no trabalho a tatuagem exposta pode ser prejudicial, escolha áreas que de uniforme não haverá problemas – como costas, costelas etc.
- Gravidez – A preocupação com a flacidez após o parto também se destina à tatuagem. Caso pretenda engravidar, evite as regiões dos seios, barriga e lateral das coxas.
- Visibilidade fácil – Algumas pessoas tendem a enjoar da tatuagem, quando é exposta demais. Se você acha que pode ser assim, é melhor optar por locais discretos na hora de tatuar.
Cuidados com a tatuagem
Saiba como montar uma rotina perfeita de cuidados com a pele (eles não são necessários apenas quando se faz uma tatoo).
- Siga sempre as instruções e proteja sua tattoo do sol e demais intempéries;
- Procure um profissional qualificado – Veja o portfólio do artista nas redes e conheça o espaço antes de fazer o trabalho (se segue as normas de saúde, sanitárias etc);
- Ouça as dicas – Fique atenta às recomendações do tatuador, como usar protetor solar após a cicatrização, não tirar qualquer casquinha que formar sob a pele e usar pomada também dita por ele. A beleza da sua tattoo também é sua responsabilidade.
Grupos de tatoos
Caso você não seja familiarizado com essa arte milenar, a primeira coisa a ser assimilada é a divisão que se faz no mundo da tattoo, de acordo com as cores:
- Monocromáticas: Desenhos feitos em uma só cor, do começo ao fim do mesmo; geralmente o preto prevalece.
- Multicoloridas: Aqui, a única regra é usar as cores de acordo com o estilo que você quer. Ex.: Tatuagens orientais e old school (difundida pelos marinheiros – lembra deles? ).
- Aquareladas: A técnica da conhecida aquarela também se aplica a tatuagem, com o uso das cores de forma diluída, com efeito translúcido. As bordas pretas não são muito marcadas aqui, pois não fazem parte do estilo.
- Tinta branca: Esse é o mais sutil dos estilos, bem útil para quem gosta de discrição. Quem tem a pele mais escura também garante um ótimo efeito com esse tipo de tinta.
Arte tão ancestral quanto a humanidade
Um dos registros mais antigos da tatuagem remonta à idade pré-histórica, com o achado de uma múmia masculina de aproximadamente 5.300 anos.
A descoberta se deu nos Alpes italianos, durante os anos 1990. Um homem tinha faixas azuis marcadas em algumas partes de seu corpo, como costas, punhos e joelhos – locais bastante semelhantes às regiões da acupuntura; o que levou os cientistas a acreditarem que essas marcações podiam ser uma espécie de prática medicinal.
No Egito também temos exemplos que sustentam a “idade” da tatuagem: duas múmias foram encontradas – um homem e uma mulher -, com desenhos figurativos.
No ocidente, a tatuagem teve certo declínio com o crescimento do cristianismo.
Em 1769, James Cook, navegador inglês, escreve em seu diário: “Homens e mulheres pintam o corpo. (…) Injetam um pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével.”
Mas os grandes responsáveis por disseminar a arte da tatuagem foram os marinheiros britânicos, que registravam na pele suas próprias aventuras, além de figuras icônicas e lendas da época das grandes navegações.
Marinheiros
Um fato curioso é que também foram os marinheiros, juntamente com os presidiários, que associaram ter o corpo pintado de forma permanente ao submundo das ruas – como as casas de prostituição e bares.
Por muito tempo, ser tatuado era sinônimo de marginalidade e criminalidade. Se para os homens era difícil, imagine para as mulheres…
As primeiras moças tatuadas eram taxadas de bizarras, e chegaram a se tornar atração de circo, os chamados Freak shows (show de aberrações).
Tabus sociais
O tabu social exercido em cima da tatuagem só ameniza em uma época muito próxima à nossa, na segunda metade do século XX, quando levanta questionamentos e retrata a rebeldia frente autoridades e entidades políticas, com ares de ousadia e muita personalidade.
Se era um tabu até para homens imagine o que não era falado sobre a tatuagem feminina – não quero nem pensar.
Tatuagem no Brasil
O Brasil só começa a ganhar destaque no ramo quando em 1959, o desenhista e pintor dinamarquês Knud Harald Lucky Gegersen (Mr Tattoo) desembarca em nossa terra e se estabelece em São Paulo, na cidade de Santos.
Após seu falecimento, em 1983, é que os primeiros discípulos arriscam traçar os primeiros riscos. O dia do tatuador, comemorado em 20 de junho, é em sua homenagem.
Deixe um comentário